quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

#BláBláBlá3 - Les Miserábles,o filme !

Sei que filmes não é um tema de postagem do blog (mas seria uma ótima ideia ser),mas é inevitável não comentar sobre Os Miseráveis,dada a fama deste e as grandes atenções que vem atraindo.
Um trailer que nos conquista facilmente pela emoção,várias indicações ao Oscar,comentários positivos e por ser uma adaptção de um musical,que por sua vez é uma adaptação do livro,de mesmo nome,de Victor Hugo me fizeram ir ao semi-desespero para assistir assim que foi lançado,no dia 1º.
Infelizmente não consegui ir ao cinema pra vê-lo (as desvantagens de ser de cidade pequena) e "o que vou fazer agora ?",a solução veio,por milagre,de um site de download de filmes que postou ele (em ótima imagem e som,incrível ! ) e foram mais de 2 horas e 30 minutos assistindo ao musical.




Sinopse:Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert 


O filme conta de história de Jean Valjean (Hugh Jackman),que foi preso e depois de solto é constantemente perseguido por Javert,um inspetor.Em seu caminho para um recomeço,Valjean (Hugh Jackman) cruza com Fantine (Anne Hathaway).Depois de alguns acontecimentos,Fantine morre,e Valjean sente-se culpado por não ter ajudado-a.Para compensar seu pesar ele vai atrás de Cossete,a pequena filha de Fantine,e a pega para criar.
O tempo passa,Javert continua a perseguir Valjeant e um sentimento de revolução surge em um grupo de jovens.
Em Paris,desenrola-se a trama,com seus altos e baixos.

Minha intenção não é fazer uma crítica do filme,até porque não sou capaz o suficiente para tanto,mas sim expressar minha opinião e impressões de leigo,já que o site Omelete classificou o filme como ótimo,já o Literatortura,disse que é regular.O que há de errado aí ?


Anne Hathaway como Fantine

O filme realmente não foi feito de modo à agradar a todos,fica claro pois se trata da adaptação de um musical (e muita gente tem repulsa à musicais),a falta de falas incomoda aqueles que assistem durante os minutos em abundância e em alguns momentos os personagens cantando sozinhos não tiveram um efeito que me agradasse.

Mas o filme tem mais pontos positivos do que negativos ! Anna Hathaway cantando I dreamed a dream é carregado de fortes sentimentos,fruto de uma combinação da bela letra da musica e da sua comovente interpretação.As canções interpretadas por mais de duas pessoas passam a ser mais interessantes e quando são cantadas por um grupo nem se fale e o final,belíssimo ! 

Um belo cenário,bons atores,bom figurino,mas alguns momentos de tédio fazem o filme,que foi, obviamente,muito apreciado pela Academia.Não digo que é excelente,mas merece (e muito) ser assistido.

Saiba Mais : 

  • Super indico que ouçam as belas musicas Black and Red aqui e Do you hear the people sing ? aqui
  • Baixe o filme,em ótima qualidade,aqui
  • Crítica do Literatortura e Omelete
  • O (belíssimo) trailer : 



domingo, 3 de fevereiro de 2013

#Resenhando6 - Sob a luz da lua,na cidade de Veneza...



Título :    O Senhor dos Ladrões
Autora :  Cornelia Funke
Editora :  Cia. das Letras
Páginas : 367
Sinopse : Scipio ainda não chegou à adolescência mas já se considera o maior e mais esperto de todos os ladrões de Veneza. Generoso, ele usa o produto de roubos para sustentar um pequeno grupo de amigos que moram num velho cinema desativado.
Uma encomenda incomum - o roubo de uma asa de madeira- lança o Senhor dos Ladrões numa aventura inesperada.




O que me fez conhecer esse livro foi sua autora,Cornelia Funke,que me "fisgou" com sua incrível trilogia Mundo de Tinta e hoje é uma das minhas autoras favoritas.O Senhor dos Ladrões não se ambienta num mundo mágico,mas no real,na cidade de Veneza.Mas disso eu falo depois ! Vamos à resenha né.

"O sol refletia-se nos canais e revestia de dourado as velhas paredes das casas,mas o vento que vinha do mar soprava gelado,como se quisesse lembrar as pessoas de que o inverno estava chegando.Nas ruas,de repente,o ar tinha cheiro de neve,e o sol de outono aquecia somente as asas de pedra dos anjos e dos dragões em cima dos telhados"

Os irmãos,Prósperos e Bo ficaram órfãos e sua tia rica queria adotar apenas Bo,assim sendo,Próspero seria colocado em um orfanato ! Então os irmãos fugiram da Alemanha para Veneza,já que sua mãe falava tanto dos encantos dessa cidade.

Já em Veneza,totalmente sozinhos,os irmãos são recolhidos por um grupo de adolescentes e crianças que vivem do dinheiro que Scipio,que denomina-se Senhor dos Ladrões,consegue com roubos.Essas crianças moram em um cinema abandonado,que chamam de "esconderijo das estrelas"

Pelas vielas e canais de Veneza,as crianças vão vivendo,até que um dia um misterioso homem,que denomina-se conte (ou conde,em português) encomenda ao Senhor dos Ladrões o roubo de um objeto,mas nada de ouro ou prata e sim de madeira,uma asa de madeira !

Os garotos,claro,aceitam,dada a quantia da recompensa oferecida.O que não sabem é que essa asa de madeira faz parte de um lendário carrossel (o brinquedo mesmo,aquele que gira ! Lógico né Adriano,seu burro ),que se diz ter poderes mágicos,pode fazer a pessoa se tornar mais velha,ou mais jovem.

Além disso,a tia dos garotos (a que queria adotar Bo) veio para Veneza e colocou Victor,um detetive para achar o sobrinho e o Senhor dos Ladrões não é bem a pessoa que eles achavam que era.

Será que vão conseguir roubar a asa ? E existe mesmo o tal carrossel lendário ? Ele tem poderes ? Só lendo para saber !

A bela praça de são Marco,onde todos se encontram
Cornélia,mais uma vez,me fascinou muito com sua descrições que chegam a ser poéticas ! Você vê o que ela está narrando e deseja profundamente estar lá,por isso Veneza é minha cidade nº 1 a conhecer no momento.Além do belo texto,as ilustrações da autora complementam o charme do cenário da história.

Quanto ao filme,achei bem parecido com o livro sim,com maior alteração no final,porém bem mal feito ! Acho que um livro dessa qualidade merecia algo bem melhor e se você for assistir,faça um esforço e não veja a versão dublada.

E agora,depois de ler,acho que também acredito no que a mãe de Próspero e Bo dizia,que em Veneza,a cida da lua,há dragões e anjos nos telhados e que os leões alados nos protegem,que há seres mágicos no canais,prontos para emergir das águas escuras e subir as escadas.Desejo andar pela praça São Marco e entrar na catedral,sob o leão alado com o fundo de estrelas,andar de gondola pelos canais,quero passar pela ponte do Rialto e saber que Victor,o detetive,mora ali perto.Quero sim,conhecer os cantos da charmosa cidade,a cidade da lua.

Leão alado com fundo de estrelas

Avaliação : 4/5

Saiba Mais :