sábado, 12 de janeiro de 2013

#Resenhando2 - Sob a Redoma ou não,vamos aplaudir Stephen King !


  • Título : Sob a Redoma
  • Autor : Stephen King
  • Editora : Suma de Letras
  • Páginas : 951
  • Sinopse : Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência.



Esse livro foi meu primeiro contato com Stephen King,pois até então,eu só via seus livros na biblioteca e me perguntava "Será que ele é bom mesmo ?".Creio que minha opinião ficou expressa no título da postagem,mas vamos ao livro !

Como o próprio autor diz nas notas,a primeira tentativa que ele fez de escrever esse livro foi em 1976,porém ele "fugiu com o rabo entre as pernas" antes da página 100.Quando retomou o projeto se deparou com um grande problema:o livro precisaria de muita pesquisa para ser feito ! Muitos detalhes científicos a serem esclarecidos.Eis aqui a resenha de,não só um romance,mas de um trabalho árduo.

Ele se passa na cidade fictícia de Chester's Mill (ou só Mill,para os mais familiarizados),no estado do Maine (Estados Unidos) e tem uma população de 2 mil habitantes.

"...a cidade de Chester's Mill cintilava á luz da manhã como algo que acabou de ficar pronto e de ser ali pousado.Os carros rodavam a rua principal,relampejando piscadelas de sol.A torre da Igreja Congregacional parecia tão aguda que poderia furar o céu imaculado.O sol correu pela superfície do riacho Prestile quando o Seneca V o sobrevoou,o avião e a água cortando a cidade na mesma rota diagonal."

Mapa de Chester's Mill


Porém,num belo dia de 21 de outubro um campo de força cai sobre a cidade.O campo é invisível, ninguém sabe de onde vem,como é feito,quem o colocou ali,qual sua altura e muito menos se vai (e quando) sumir.

Redoma do filme dos Simpsons haha

Em um primeiro momento o que nos chama a atenção é a redoma,o mistério,a reação dos moradores com seu aparecimento,mas avançando na narrativa,vemos que o foco do livro não é o aparecimento do campo de força ao redor de Mill e sim sua consequências ! O grande foco são as consequências nas pessoas."O que ocorre quando seres humanos são expostos a tal situação ?".Permitam-me fazer uma comparação não tão boa,mas ilustra bem o que quero dizer.No BBB (Big bosta Brother Brasil),num primeiro momento,entre os participantes,o principal (o que chama a atenção) é o confinamento,porém logo depois o isolamento fica em segundo plano e o foco passa a ser suas consequências,ou seja,as relações entre os participantes,os grupos que se formam,as brigas,etc..Isso já nos dá uma idéia da essência do livro.

Quanto à narrativa,o livro apresenta semelhança com The Casual Vacancy (J.K Rowling),ou seja,não é narrado de um só núcleo,com uma só visão e sim de vários (núcleos) que se sucedem nos capítulos.Isso deu uma complexidade maior à trama,já que o leitor vê as várias coisas que estão acontecendo ao mesmo tempo.Por exemplo,enquanto no núcleo X está acontecendo determinada coisa,o núcleo Y está fazendo algo e o núcleo Z está em determinado local.Outra semelhança com o romance de Jo Rowling é a ausência de um personagem principal,existe mais de um,além de uma vasta gama de personagens secundários,ligados uns aos outros por laços familiares,de amizade,de trabalho e claro,segredos ! Me perdoem,mas preciso citar outra semelhança.Em determinada parte (em ambas as obras) o narrador faz uma "viagem" a todos os núcleos,descrevendo num só capítulo o que os personagens estão fazendo ao mesmo,recurso que é bem vindo nos livros,na minha opinião.Além disso,o narrador,em terceira pessoa,sabe do futuro dos personagens e dos acontecimentos.

Já que disse que o foco do livro são as relações humanas,então vamos aos personagens e enredo !

Temos Big Jim Rennie,político da cidade a mais de trinta anos e segundo vereador,além de ser dono de uma loja de carros usados,viúvo e pai de Junior Rennie;
Temos também Dale Barbara (ou Barbie,como o nome da boneca),ex-tenente do exército americano no Iraque,que trabalhava como chapeiro no restaurante Rosa Mosqueta,em Mill.
Esses dois representam a "rivalidade" no romance.Acontece que,quando a redoma aparece,Big Jim vê a grande chance de realizar seu sonho : ter poder total em Mill ! Os fatores estão propícios,a cidade está isolada e os moradores em pânico,assim ele,como figura de "segurança",tem poder sob a população,sob a força policial e política.Mas Big Jim está longe de ser o que os eleitores pensam,há segredos por trás do homem que sempre fala de Deus,há coisas sujas e seu comando,acredita ele,é de vontade divina.
Devido à confusão causada pela redoma,Dale Barbara é restituído ao exército pelo próprio presidente americano,para que assim,ele possa comandar a cidade durante a crise,mas é claro que Big Jim não quer ele no caminho,ele não quer ninguém que possa atrapalhar seu poder e para isso fará de tudo,até matar ! Assim,dá-se a grande trama dessas mais de 900 páginas ! Barbie se uni a Julia Shumway (dona e editora do jornal local),a um grupo de adolescentes e à um médico-enfermeiro para tentar combater Jim Rennie,mostrar à população a verdade sobre o segundo vereador e claro,tentar descobrir qual o mistério do aparecimento da redoma.
Seguindo na narrativa,essa "rivalidade" vai ficando mais seria ! Big Jim é poderoso e desmascará-lo vai se tornando cada vez mais difícil.Dale Barbara consegue mais pessoas que se agregam à causa e a população começa a ficar em pânico,muitos deles foram separados dos familiares pela redoma,outras ainda tiveram os entes queridos mortos e isso só piora a situação e aumenta o poder de Big Jim,já que as pessoas confiam a salvação e controle da cidade à ele.

"Vocês precisam pôr o medo de lado um instante--disse ela--Quando fizerem isso,verão que a história que ele está contando é ridícula.Jim Rennie acha que pode tocar vocês como se fossem gado numa tempestade.Eu vivi com vocês minha vida inteira e acho que ele está errado" - 
Andrea Grinnel (terceira vereadora)

É nesse cenário que King desenvolve uma história envolvente e cria seus personagens incríveis,mas acho que devo comentar um pouco mais sobre Big Jim Rennie,dada a qualidade do personagem.Ele inspira sentimentos divergentes.Por um lado,é odiável !Justifica seus atos como sendo vontade divina,é egoísta, maquiavélico e tem seus desejos de ditador,mas por outro é admirável ! É daqueles personagens inteligentes,que sempre pensa,que sempre consegue escapar (bom,quase sempre),enfim,um personagem bem escrito e bem pensado.

"Eis um bom conselho:nunca dê a um bom político tempo para orar" 
-Big Jim Rennie

Alguns personagens de Sob a Redoma
Além de uma abundância de personagens da melhor qualidade e uma trama bem feita,King descreve no livro quais as consequências ambientais que a redoma causa."Mas passar ar pela Redoma ?","E água ? Passa ?" ,"E quanto à temperatura ?".Essas perguntas são respondidas ao decorrer das páginas e no desfecho,percebe-se que o afetamento que a redoma causa no ambiente é maior e mais importante do que qualquer um poderia imaginar.

Stephen King,autor de mais de quarenta romances e duzentos contos,apesar de ser conhecido como mestre do suspense e terror,não põe esses temas em evidência neste livro.Apesar do grande mistério que envolve a formação da redoma e o estranhamento (meio terror ?) que eu senti quando várias crianças (e alguns adultos) começam a entrar em convulsão e apesar de não estarem perto,falam das mesmas coisas,coisas sem sentido (até o final do livro),como se fossem uma previsão apocalíptica ! Fora isso,você pode ler o livro sossegado,nenhuma parte de terror vai te assombrar à noite.

Quanto ao final..*aplausos* já esperava (mais ou menos)quem sobreviveria e quem morreria,mas o grande evento que ocorreu me surpreendeu e não me deixou tirar os olhos do livro por muitas páginas ! Um final digno,difícil de não ser devorado vorazmente !

Mill traz muitos segredos,muitas intrigas,das quais a gente toma conhecimento,mas cuidado,"o que acontece em Mill,fica em Mill",afinal "a cidade é pequena e pro time nós torcemos".

O livro rendeu muitas marcações !

Então,se interessou pelo livro ? Adicione-o à sua estante no Skoob e vamos ler Sob a Redoma !


Saiba mais !
Eis o autor ! 
  • Sob a Redoma será adaptado á uma série de TV,com 13 capítulos já confirmados para a primeira temporada,com estréia ainda esse ano nos Estados Unidos.Veja mais aqui . 
  • A capa (que por sinal,é muito bonita) foi feita por um estúdio de criação e manipulação de imagens digitais brasileiro ! Isso mesmo senhoras e senhores,brasileiro (o que me deu bastante orgulho,dada a beleza da capa).Veja mais sobre o processo de produção aqui . 
  • Faça uma visita ao site de Chester's Mill e aproveite para visitar também o site de diversos comércios da cidade fictícia,clicando aqui (em inglês)
  • Confira o Book Trailer aqui
  • Veja também o autor falando mais sobre o livro aqui

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

#Classicos1 - As coisas não são como a Disney mostra...

Vamos falar um pouco sobre O Corcunda de Notre Dame ? "Pooxa,mas com tanto clássico,por que falar desse ? Nós já sabemos a história !" e eu também pensava que sabia..."claro,o corcunda fala com as gárgulas,tem a cigana que ele se apaixona,eu não gosto daquele padre,o corcunda é todo cantor,feliz e coelhinhos brancos..." Vejam só o que a Disney fez comigo ! Quando criança eu assisti muitas vezes o filminho e eu gostava demais,mas mesmo assim eu ficava meio assustado com algumas partes,tipo a tentativa de invasão à Notre Dame.Mas nada se compara ao meu choque lendo esse livro,o texto integral mesmo,do Victor Hugo,história original...*lembrando das minhas emoções e meu assombro*

Enfim,vamos ao livro !

Victor Hugo,o autor
O livro começou a ser escrito em 1829 e foi publicado em 1831,com o nome de Notre Dame de Paris.É um clássico da literatura francesa,do mesmo consagrado autor de Os Miseráveis.

Ele se passa em Paris (no ano de 1482) e Victor Hugo descreve com detalhes a Paris da época (e ainda fala um pouco sobre a história da cidade-luz),então ele cria um "mapinha" na sua mente,onde onde vai desenvolver a trama (mas não pense que é fácil ! É necessária muita atenção e paciência em dobro) e além disso ele fala bastante sobre sua amada Notre Dame,até faz uma crítica/apelo ao descaso com tão importante obra,à degradação,ao que o homem fez,ao longo do tempo,com a catedral,o que nos mostra outra característica do texto,vai além dos limites do romance,o texto também tem a característica de documento histórico !

"Sem duvida,ainda hoje,a igreja de Notre Dame de Paris é um edifício majestoso e sublime.Mas,por mais que ela se tenha conservado ao envelhecer,é dificil não suspirar,não se indignar diante das inúmeras mutilações que o tempo e os homens impuseram ao venerável monumento,sem respeito por Carlos Magno,que colocou sua pedra fundamental,e por Filipe Augusto,que colocou a ultima."


Catedral de Notre Dame


Quanto aos personagens,temos o corcunda mais famoso de todos os tempos,o Quasímodo ! E não,ele não fala com as gárgulas e nem é todo alegre.

"Na verdade,Quasímodo,caolho,corcunda,com joelhos voltados para dentro,não passava de um quase"




Outro personagem emblemático é a cigana Esmeralda,com sua cabritinha Djáli.


"...uma garota dançava.Se essa garota era um ser humano,ou uma fada,ou um anjo,é o que Gringoire,como bom filósofo cético,como bom poeta irônico que era,não conseguia decidir num primeiro momento,tão fascinado ficou por aquela visão."



E,para completar os três grandes (e principais) personagens do romance,Claude Frollo ! O arquideácono de Notre Dame.E nesse ponto,tenho meu maior momento de revolta ! A Disney pintou Frollo como um grande vilão,maquiavélico e isso me convenceu,me fez odiá-lo,mas as coisas não são bem assim.Na minha opinião,é o melhor personagem que Victor Hugo criou neste livro ! Ele é retrato com profundeza psicológica,a história dele nos é contada,desde sua infância,todos os seus estudos,as dificuldades e assim me convenci que ele não é vilão ! Ele é sim avarento,reservado,mas no fundo ele é um ser humano como qualquer outro,com seus desejos,sua paixões,suas preferências...Minha raiva de infância deu lugar a um sentimento bom,passei a gostar de Claude Frollo.


Quanto ao enredo,Victor Hugo nos conta o amor que Esmeralda despertou em Quasímodo (mas não só nele...),mas infelizmente ele não era correspondido,já que e cigana amava Phoebus.Essa é a "linha" principal do romance,mas ao redor dela,há várias outras histórias,outros acontecimentos que tecem a trama.

Frollo foi uma grande surpresa,mas o meu grande assombro foi o desfecho ! Eu estava esperando algo totalmente feliz,onde tudo acabava bem (tudo culpa da Disney !),mas não é assim que as coisas aconteceram.Posso juntar esse romance com The Casual Vacancy e criar um grupinho chamado "livros que me deixaram depressivo no final".

Bom,esse foi o primeiro clássico a ser indicado no blog (o primeiro de muitos) e realmente espero que vocês leiam,pois é um livro singular ! E também espero que não haja abandono,sejam persistentes nas partes mega-descritivas do começo.

Então,vamos ler O Corcunda de Notre Dame ?!