quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

#BláBláBlá2 - Vamos ver vídeos do youtube ?

Olá pessoal,tudo bem ? No BláBláBlá de hoje vim falar sobre youtube com vocês ! O título da postagem faz um convite à assistir vídeos,mas não qualquer vídeo,estou falando sobre os vídeos literários.



Assim como a blogosfera está repleta de blogs literários,o youtube também está cheio de canais literários ! Esses canais começaram nos Estados Unidos e hoje são uma tendência em crescimento no Brasil (ainda bem ! rs ).Tem muita gente que,como os donos de blogs,dedicam um tempo da sua vida à fazer vídeo falando sobre livros,sobre o que estão lendo,sobre o que compraram e muita mais ! Acho que vocês já conhecem isso,então vou compartilhar com vocês os canais que eu acompanho.Vamos lá então !


  • Tem o da Tatiana Feltrin,que está no ar a bastante tempo e os vídeos são ótimos ! Clique aqui;
  • Também acompanho o da Vevs,do canal Vevsvaladares.Ela é super carismáticas e faz uns vídeos muito legais e com trilhas sonoras ótimas rsrs. Clique aqui;
  • Tem canal feito por homens também ! É o Cabine Literária,que é um dos melhores canais,com resenhas ótimas e alguns vídeos beeem engraçados.Clique aqui.
  • Claro que o canal da Giu Fernandes,o Amount of Words,não poderia ficar de fora dessa ! Ela está sempre lendo livros juvenis e dá ótimas dicas de livros em inglês.Clique aqui;
  • Outro canal feito por um menino é o Minha Estante ! eu acompanho a pouco tempo,mas os vídeos são muito engraçados e ele sempre traz livros juvenis.Clique aqui.


Eu não acompanho só esses canais,mas por hoje é o que eu vou indicar,um dia desses eu volto pra falar sobre outros vlogs ! Espero que confiram os ótimos vídeos desses canais e no Domingo (ou Segunda) tem resenha de A Arma Escarlate aqui no blog.Até mais (:

domingo, 20 de janeiro de 2013

#Resenhando4 - Contrariando Shakespeare...



                                                                 ----------------

 "A culpa, meu caro Bruto, não é de nossas estrelas,mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores." - Isso foi o que Cássio,personagem da peça Júlio Cesar,do famoso Shakespeare disse.Na frase,"estrelas" significa "destino",isso nos leva a compreender que a culpa não está no destino,mas em nós.

Será que isto está certo ?  Muitos não acreditam em destino,mas mesmo assim,não somos culpados de tudo que acontece à nós,como por exemplo ter câncer.Isso não é uma escolha,isso acontece,é um azar.Essa é a situação da personagem principal do livro,Hazel Grace,ou,"só Hazel".


"Faltando pouco pra eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida,provavelmente porque quase nunca saia de casa,passava horas na cama,lia o mesmo livro várias vezes,raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte"

Hazel tem câncer e está numa fase terminal,mas graças à um remédio fictício o tumor está sendo controlado,o que dá à ela algum tempo à mais de vida.O câncer vêm privando ela de muitas coisas,já que ela depende de um cilindro de oxigênio para respirar (e ela o leva a todos os lugares,com um carrinho) tudo fica mais difícil,ela se cansa muito rápido,não pode ficar muito em pé,não leva uma vida adolescente normal,tudo isso acarreta um isolamento,um "efeito colateral de se estar morrendo".

Então ela começa a frequentar um grupo de apoio a portadores de câncer,daqueles que se reúnem em círculos e expõem seus problemas e lá ela conhece a mudança da sua vida,Augustus Waters (ou só Gus).

Obviamente,eles serão o par romântico da história.

O Gus também tem câncer e por isso teve uma perna amputada,mas nele a doença se controlou,ele está...bem ! 

Bom,aí que John Green começa a desenvolver a grande história do livro e é aqui que eu paro de falar do enredo,é até aqui que eu me permito contar à vocês,pois o resto é deleite para os apreciadores de romance e o final,um forte candidato a lhe arrancar lágrimas.

O texto é narrado em primeira pessoa (pela própria Hazel) e devo dizer que a leitura é fácil e difícil.Oras,é fácil pois o texto do Mr. Green é rápido e simples,porém carregado de filosofias (ótimas filosofias,por sinal) e difícil pois nós temos consciência da perspectiva de vida de quem tem câncer.Apesar das probabilidades e de uma aparente melhora,a doença pode voltar,nós sabemos disso ! E ler um livro no qual você pode virar a página e a personagem pode estar pior é complicado, ninguém quer que aconteça,mas e se acontecer ? Afinal "o mundo não é uma fábrica de realização de desejos".



Hazel e Gus ( achei no tumblr lol )


"Não posso falar da nossa história de amor,então vou falar de matemática.Não sou formada em matemática,mas sei de uma coisa : existe um quantidade infinita de números entre 0 e 1.Tem o 0,1 e o o,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros.Obviamente,existe um conjunto ainda maior entre o 0 o 2,ou entre o 0 e o 1 milhão.Alguns infinitos são maiores que os outros.[...]Há dias,muitos deles,em que eu fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado.queria mais números do que provavelmente vou ter,e,por Deus,queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve.Mas,Gus,meu amor,você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito.Eu não trocaria por nada nesse mundo.Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados,e eu sou muita grata por isso." - Hazel Grace (pag. 235)