quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

#Classicos1 - As coisas não são como a Disney mostra...

Vamos falar um pouco sobre O Corcunda de Notre Dame ? "Pooxa,mas com tanto clássico,por que falar desse ? Nós já sabemos a história !" e eu também pensava que sabia..."claro,o corcunda fala com as gárgulas,tem a cigana que ele se apaixona,eu não gosto daquele padre,o corcunda é todo cantor,feliz e coelhinhos brancos..." Vejam só o que a Disney fez comigo ! Quando criança eu assisti muitas vezes o filminho e eu gostava demais,mas mesmo assim eu ficava meio assustado com algumas partes,tipo a tentativa de invasão à Notre Dame.Mas nada se compara ao meu choque lendo esse livro,o texto integral mesmo,do Victor Hugo,história original...*lembrando das minhas emoções e meu assombro*

Enfim,vamos ao livro !

Victor Hugo,o autor
O livro começou a ser escrito em 1829 e foi publicado em 1831,com o nome de Notre Dame de Paris.É um clássico da literatura francesa,do mesmo consagrado autor de Os Miseráveis.

Ele se passa em Paris (no ano de 1482) e Victor Hugo descreve com detalhes a Paris da época (e ainda fala um pouco sobre a história da cidade-luz),então ele cria um "mapinha" na sua mente,onde onde vai desenvolver a trama (mas não pense que é fácil ! É necessária muita atenção e paciência em dobro) e além disso ele fala bastante sobre sua amada Notre Dame,até faz uma crítica/apelo ao descaso com tão importante obra,à degradação,ao que o homem fez,ao longo do tempo,com a catedral,o que nos mostra outra característica do texto,vai além dos limites do romance,o texto também tem a característica de documento histórico !

"Sem duvida,ainda hoje,a igreja de Notre Dame de Paris é um edifício majestoso e sublime.Mas,por mais que ela se tenha conservado ao envelhecer,é dificil não suspirar,não se indignar diante das inúmeras mutilações que o tempo e os homens impuseram ao venerável monumento,sem respeito por Carlos Magno,que colocou sua pedra fundamental,e por Filipe Augusto,que colocou a ultima."


Catedral de Notre Dame


Quanto aos personagens,temos o corcunda mais famoso de todos os tempos,o Quasímodo ! E não,ele não fala com as gárgulas e nem é todo alegre.

"Na verdade,Quasímodo,caolho,corcunda,com joelhos voltados para dentro,não passava de um quase"




Outro personagem emblemático é a cigana Esmeralda,com sua cabritinha Djáli.


"...uma garota dançava.Se essa garota era um ser humano,ou uma fada,ou um anjo,é o que Gringoire,como bom filósofo cético,como bom poeta irônico que era,não conseguia decidir num primeiro momento,tão fascinado ficou por aquela visão."



E,para completar os três grandes (e principais) personagens do romance,Claude Frollo ! O arquideácono de Notre Dame.E nesse ponto,tenho meu maior momento de revolta ! A Disney pintou Frollo como um grande vilão,maquiavélico e isso me convenceu,me fez odiá-lo,mas as coisas não são bem assim.Na minha opinião,é o melhor personagem que Victor Hugo criou neste livro ! Ele é retrato com profundeza psicológica,a história dele nos é contada,desde sua infância,todos os seus estudos,as dificuldades e assim me convenci que ele não é vilão ! Ele é sim avarento,reservado,mas no fundo ele é um ser humano como qualquer outro,com seus desejos,sua paixões,suas preferências...Minha raiva de infância deu lugar a um sentimento bom,passei a gostar de Claude Frollo.


Quanto ao enredo,Victor Hugo nos conta o amor que Esmeralda despertou em Quasímodo (mas não só nele...),mas infelizmente ele não era correspondido,já que e cigana amava Phoebus.Essa é a "linha" principal do romance,mas ao redor dela,há várias outras histórias,outros acontecimentos que tecem a trama.

Frollo foi uma grande surpresa,mas o meu grande assombro foi o desfecho ! Eu estava esperando algo totalmente feliz,onde tudo acabava bem (tudo culpa da Disney !),mas não é assim que as coisas aconteceram.Posso juntar esse romance com The Casual Vacancy e criar um grupinho chamado "livros que me deixaram depressivo no final".

Bom,esse foi o primeiro clássico a ser indicado no blog (o primeiro de muitos) e realmente espero que vocês leiam,pois é um livro singular ! E também espero que não haja abandono,sejam persistentes nas partes mega-descritivas do começo.

Então,vamos ler O Corcunda de Notre Dame ?!  



4 comentários:

  1. ADORO VICTOR Hugo desde dos miseráveis eu fiquei apaixonada,pretendo ler assim que puder,pois eu acredito que ele é um ótimo escritor(..

    bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louco pra ler "Os Miseráveis" ! Amei "O Corcunda" e leia sim porque é ótimo !

      Excluir
  2. Já faz tempo que eu quero ler esse livro, ele já está na minha lista de compras faz um tempo.

    Beijão

    ResponderExcluir