terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

#Clássicos2- Orgulho e Preconceito *-*




E eu finalmente li Jane Austen ! É motivo de vergonha dizer que essa foi a segunda tentativa de ler Orgulho e Preconceito,mas não,o livro não é um monstro,ok ? É totalmente o contrário,é algo belo,inspirador,inteligente e diferente.Não tenho "bagagem literária" suficiente para dizer que esse é o melhor romance da história,mas pelos poucos do gênero que li,posso dizer que é (de longe) o melhor.






   A história se passa na Inglaterra,terra da autora,mais precisamente em Hertfordshire.Numa propriedade rural vivia a família Bennet,com o Sr. e Sra. Bennet e as cinco Srtas. Bennet.Mesmo aqui no Brasil,em tempos mais antigos,a grande preocupação da boa mãe era procurar um casamento vantajoso para a filha; um homem de posses,de boa educação e de família respeitável.Imagine só a situação da Sra. Bennet,com cinco filhas ! A família não tem posses,então bons casamentos trazem grandes benefícios.
   A história do livro começa quando uma grande propriedade do arredores,Netherfield,é alugada por um jovem rico e bonito,o Sr. Bingley.Óbvio que a Sra. Bennet vê aí a oportunidade de casar uma de suas filhas.
  Como os bailes eram costume na época,não demora para que o Sr. Bingley dê um em Netherfield.No baile,Elizabeth Bennet conhece o Sr. Darcy,amigo do Sr. Bingley,e devido à sua arrogância e orgulho ela começa a nutrir certo sentimento negativo em relação à ele,um preconceito.
  Em linguagem singular desenrola-se levemente o romance.Elizabeth é pedida em casamento por um primo,sua irmã mais nova foge de casa,há uma visita aos tios e um encontro nada esperado com ninguém menos que o enigmático Sr. Darcy.
  É difícil tentar condensar a história nessa pequena sinopse,há tanto para ser dito,tanto que acontece,Elizabeth é uma personagem tão extraordinária e complexa ! Tão bom é acompanhar a mudança na mente da personagem principal,ver como ela percebe o preconceito e vai amenizando-o,até que não exista e possa assim,se entregar ao amor.

Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy,na cena do filme
  No ano do bicentenário desse livro,nada mais justo que apreciá-lo,e depois assistir a bela adaptação cinematográfica.Se você me deu crédito suficiente para ler essa resenha,por favor,siga meu conselho,não compre a edição da Martin Claret,seja o volume com três histórias ou com uma só,procure por uma outra.

 E por que devo ler Orgulho e Preconceito ? Porque o amor não é só Crepusculo,porque Elizabeth é diferente,porque os olhares são profundos,porque as palavras estão lá,nos lugares certos,pois ele sabe mais sobre você do que você mesmo,porque Darcy e Elizabeth são personagens incríveis e porque você vai suspirar,odiar e amar,tudo isso mesmo.Jane Austen é tudo isso ao mesmo tempo ! E agora,jogue fora seu 50 tons de cinza,esqueça Christian Grey,bom mesmo é Orgulho e Preconceito.

Saiba Mais : 

  • Visite o Jane Austen Br e encontre ótimas informações sobre a autora e seus livros;
  • Assista ao trailer da adaptação cinematográfica de 2005


4 comentários:

  1. Também desfiz paradigmas com a leitura de Orgulho e Preconceito. Também era minha segunda tentativa, da qual se concretizou pq fazia parte do meu Desafio Literario de 2013.
    E me supreendi muito. Lógico que nao é uma leitura fácil, mas recomendo tb.
    Gostei de sua resenha.
    http://entrenossoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Já assisti ao filme e adorei! Keira Knightley fez uma ótima Elizabeth e a história é realmente ótima. O livro deve ser ainda melhor por conta da escrita da época... Quero muito conferir essa obra! Só espero não ficar adiando muito .-.
    Beijo!
    Lis, Our Books on the Shelf.

    http://ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. achei a Keira maravilhosa no papel de Elizabeth também ! Vale muito a pena ler o livro viu.Obrigado pela visita :)

    ResponderExcluir