domingo, 27 de janeiro de 2013

#Resenhando5 - Made in Brasil (100% Nacional)




Título :     A Arma Escarlate
Autora :   Renata Ventura
Editora :  Novo Século
Páginas : 485
Sinopse : O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.




Aviso : A sinopse diz que o nome do personagem principal é Hugo,mas na resenha vou tratá-lo como Idá,que é seu nome verdadeiro ! A razão da mudança de nome você saberá lendo o livro.

A história desse livro é muito interessante,não a estória (que também é interessante),mas a razão dele ser escrito.Renata Ventura,na sua condição de fã de Harry Potter,leu em uma entrevista de J.K. Rowling um fã que perguntou se ela escreveria sobre uma escola de magia nos Estados Unidos,ela disse que não,mas ele poderia ficar à vontade para escrever ! Então Renata se sentiu autorizada e começou a escrever sobre uma escola no Brasil

Bom,devo dizer que ele é um tanto incomum e que pode causar um pouco estranhamento,pois NINGUÉM imagina bruxaria numa favela,na verdade é bem difícil imaginar em qualquer lugar do Brasil,já que esse tema é tão "europeu".

Neste livro,a carioca Renata Ventura nos conta a história de Idá,um menino que mora no morro Dona Marta,no Rio.O ano é 1997 e nessa época a favela era dominada pelo tráfico,então,durante um tiroteio,Idá recebe a carta de uma escola de magia ! Algo totalmente fora da realidade violenta do morro.

Então,jurado de morte pelo tráfico,Idá resolve acreditar nessa história de escola de bruxaria e foge do morro com o intuito de aprender magia para poder voltar e enfrentar os traficantes.Com o recebimento da carta,o menino vai descobrindo um novo mundo no Rio,lugares incomuns,lojas que vendem os artigos bruxos,os próprios bruxos...e nesse começo eu estava meio inseguro em relação à história,realmente achando que ia ser algo muito parecido com Harry Potter.

Mas Renata foi além dos limites da fantasia e do imaginário,ela colocou crítica no livro ! Crítica à polícia,ao governo,à violência ! Ela colocou a realidade brasileira na sua história.Parafraseando Jane Austen,é verdade universalmente reconhecida que o Brasil é Brasil e isso não é elogio.Claro que não há dinheiro para uma escola de bruxos ser um grande castelo,como Hogwarts ! Claro que não há professores tão "perfeitinhos" como os criados por J.K. Rowling e claro que o personagem principal não seria tão puro e inocente como Harry Potter.

E claro que eu já estou enrolando na resenha,mas vou continuar,o livro merece mais !

Já que não em um castelo,onde seria a escola ? Oras,em um cartão postal da cidade maravilhosa,no Corcovado ! Mais precisamente dentro da montanha do Corcovado.Neste lugar incomum fica a Notre Dame do Korkovado (ou Nossa Senhora do Korkovado,ou só Korkovado),ela é comandada por um conselho (nada legal) escolar e tem como diretora uma hippie,muito maluquinha,a Zoroastra ! Quanto à estrutura da escola,só digo que eu achei muito legal ! Nada da perfeição de Hogwarts,mas algo totalmente brasileiro e irregular.Tem até uma praia ! Outra ponto muito interessante na escola é a rivalidade de dois grupos estudantis,os Pixies vs.os Anjos (os gêmeos Weasley iriam adoram os Pixies) !

Hugo Escarlate (retirado do facebook)
Nesse ambiente escolar,o personagem vai se conhecendo melhor,vai fazendo novas amizades e cometendo grande erros ! Idá é muito explosivo,faz as coisas por impulso,é incontrolável e muito desconfiado de tudo.Ele age,muitas vezes,de maneira errada e durante a leitura eu me peguei pensando "pooxa Idá,por que você fez isso ?".Acho que por esse motivo,Idá não é meu personagem favorito e sim o Capí,filho do zelador da escola.

Esse é o enredo do livro ! O resto dos personagens também são bem interessantes,tanto alunos,quanto professores e durante as 485 páginas,Renata consegue tirar toda a "europa" da magia,ela faz algo totalmente nacional,com feitiços,não em latim,mas em tupi e em iorubá,com práticas diferentes,com visões diferentes da que temos,totalmente original ! Além dela mesclar elementos do folclore com a história do nosso país e citar inúmeras vezes ícones da literatura,como Victor Hugo e sua obra,Julio Verne,J.K. Rowling,Harry Potter e seus personagens (momento ataque de fã quando a escola britânica era mencionada,quando havia referência a J.K. Rowling e os personagens de Harry Potter) e até à modinha adolescente,Crepúsculo !

O final me agradou e ao mesmo tempo que eu sabia que Idá merecia uma punição eu não queria que ele fosse punido ! Mas não se pode escapar do maior castigo,o de nossa consciência !

Renata Ventura promete muito ! Acho que ela tem muita história boa a nos oferecer e escreve muito bem.Desejo sucesso pra ela,que cada vez mais pessoas leiam seu livro,que apreciem esses novos autores nacionais.Acho que a única coisa que faltou foi o autógrafo dela,na primeira página do meu exemplar :(

Saiba Mais : 

Se interessou ? Adicione o livro à sua estante do Skoob clicando aqui.

Sabia que tem como interagir com os personagens pelo Facebook ? Que tal adicionar o personagem principal aos seus amigos ? Clique aqui.

Saiba mais no site oficial do livro.

Curta a página oficial do livro no Facebook aqui

4 comentários:

  1. OlÁ ESTOU PASSANDO AQUI PARA DIZER QUE TEM SELINHO LÁ NO BLOG PARA VOCÊ ;D

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii nossa pareçe ser um livro ótimo hein ?
    Vou ler tb haha
    Beeijos

    http://lendodeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir